Mosquito


Mosquito

HomeaaaVENCEDORES: Cinco cafeicultores de Rondônia são premiados no concurso dos melhores cafés...

Seu Poder


Seu Poder

VENCEDORES: Cinco cafeicultores de Rondônia são premiados no concurso dos melhores cafés do Brasil

segunda-feira 06/12/2021

Pelo segundo ano consecutivo, uma produtora do município de Novo Horizonte do Oeste foi a vencedora na categoria canéfora fermentado. Em 2020 a campeã da categoria foi Ediana Capich e nesta edição a grande vencedora foi Poliana Perrut de Lima. O 2º e 3º colocados também foram conquistados por cafeicultores do município da Zona da Mata de Rondônia, sendo Alessandra Inácio Lopez Frez e Geanderson Gambarte Vieira.

Na categoria canéfora, o primeiro lugar ficou com Luiz Cláudio de Souza, do município de Muqui, Espírito Santo. Já a premiação de 2º e 3º colocados saiu para os irmãos Deigson e Dione Mendes Bento, do Café Don Bento, localizado na Linha 10, em Cacoal, um dos cafés mais premiados no Estado.
Dos 11 cafeicultores de Rondônia que se classificaram para disputar o Coffee of the Year 2021, sete chegaram à final do concurso. Ao todo 15 produtores chegaram a fase final nas categorias canéfora e canéfora fermentado. Entre os finalistas do Estado, quatro são de Novo Horizonte do Oeste; dois de Cacoal e um de São Miguel do Guaporé. Três cafeicultoras de Rondônia brigaram pelo título em suas categorias.

A competição reúne os melhores cafés do Brasil e elege os grandes destaques do ano, durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG).

Na categoria canéfora 10 produtores chegaram à final. Entre os finalistas estão os irmãos Deigson e Dione Mendes Bento, do Café Don Bento, em Cacoal. Rozeli Joventina da Silva, da Chácara Santa Luzia, em São Miguel do Guaporé, completa a lista dos representantes do Estado. Os demais finalistas da categoria foram do Espírito Santo e de Minas Gerais.

Pela categoria canéfora fermentado, cinco produtores chegaram à final, destes, apenas um não foi de Rondônia. A briga pelo primeiro lugar envolveu quatro cafeicultores do município de Novo Horizonte do Oeste, sendo Alessandra Inácio Lopes Frez, do Sítio Santo Antônio; Geanderson Ganbarte Vieira, do Sítio Flor do Café; Licleison Antonio de Moura, da Chácara Paraná e Poliana Perrut de Lima, também da Chácara Paraná. O outro finalista na categoria era de Simonesia, Minas Gerais.

O CONCURSO
Criado em 2012, o Coffee of The Year tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando assim o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

A competição conta com duas fases. A primeira consiste em receber as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute). Na segunda fase, as melhores amostras participam da Semana Internacional do Café e são provadas por compradores. O concurso é voltado para produtores de todas as regiões do Brasil.

Fonte: Segundonews.com.br
Foto: Renata Silva/Arquivo Pessoal



Seu Poder


Seu Poder









"






Faro




PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com