Sebrae em Rondônia reúne parceiros para intercâmbio de experiências em projetos inovadores em educação

Mosquito

O encontro on-line reuniu representantes do Sebrae Nacional, Sebrae Acre, Ministério Público do Trabalho (MPT/RO e AC) e do Sicoob/Saromcredi – MG

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia – Sebrae/RO, realizou um encontro on-line semana passada (29), com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências em projetos inovadores em educação, em especial a Educação Empreendedora.

Participaram do evento o superintendente do Sebrae/RO, Daniel Pereira, a equipe do Núcleo de Educação da Unidade de Atendimento e Relacionamento com o Cliente – UARC do Sebrae/RO, o gerente de Cultura Empreendedora do Sebrae/Nacional, Gustavo Cezário, o diretor técnico do Sebrae/Acre, Lauro da Veiga Santos, e sua equipe de Educação Empreendedora, o representante do Sicoob/Saromcredi de São Roque de Minas – MG, Leonardo Ferreira Bernardes, além de secretários municipais de educação de Rondônia, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, professores e consultores que atuam no Sistema Sebrae.

Na oportunidade, todos puderam compartilhar experiências que realizam na área educacional dentro de suas instituições, o que foi bastante enriquecedor para todos os participantes do evento.

O Sebrae em Rondônia compartilhou a ação que está realizando em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT/RO e AC), com o projeto Jepp/MPT, que leva para os estudantes do 1º ao 9º do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino conteúdos de Educação empreendedora, por meio do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e de combate ao Trabalho Infantil, do programa MPT na Escola, do MPT/RO e AC. Esse projeto teve início em 2020 e se estenderá nesse ano de 2021.

Outra ação apresentada por Rondônia foi o Projeto Educação para o Futuro que, em parceria com o Instituto Sicoob, em 2019, possibilitou a impressão de material didático com conteúdos de reforço escolar de Língua Portuguesa e Matemática voltados para a prova do Ideba (Saeb), além de Empreendedorismo, Educação Financeira e Educação Cooperativista para 25.000 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental dos 52 municípios do estado.

“Essa troca de experiências, de conteúdo, de conhecimento na área da educação, especialmente a empreendedora, só vem fortalecer e trazer a possibilidade de ampliarmos o nosso campo de atuação, e dar oportunidades para que mais crianças, jovens, adolescentes e adultos tenham a possibilidade a enxergar e aproveitar as oportunidades que surgem ao longo da vida por meio do empreendedorismo. Podendo desenvolver suas habilidades para criar seu próprio futuro e ter sucesso para si e seus familiares. Isso representa justiça social por meio da educação; uma bandeira implementada com muita responsabilidade pelo Sebrae”, enfatiza Daniel Pereira, superintendente do Sebrae em Rondônia.

O Sebrae Acre trouxe experiências que desenvolve no estado através do programa Educação Empreendedora com a aplicação de metodologias, aplicadas nos três níveis do ensino escolar: O Básico com o projeto, Terrário: Um Ecossistema empreendedor; o Fundamental, com o Protagonize e o Médio, com a metodologia, Circuito Empreendedor, que está dentro do programa Cidade Empreendedora.

“O Sebrae no Acre já tem várias ações em parceria com o Sebrae Rondônia, Sebrae Paraíba e outros Sebraes. Então é comum a gente ter essa boa prática de compartilhar boas experiências entre os estados, e isso fortalece a nossa atuação em Rede; o que chamamos de sistema Sebrae, ou seja, são os 27 Sebraes pensando no melhor, nas boas práticas para todo o sistema. Asssim, com essa troca de experiência, de conhecimento, de conteúdo e até de material que cada um cria, e vai compartilhando com o outro, isto nos ajuda muito: a gente ganha tempo, economiza recursos e aumenta a nossa capacidade de atuação em todo território nacional. E quem ganha com isso são os pequenos negócios”, explica Lauro da Veiga Santos, diretor técnico do Sebrae Acre.

Já Leonardo Bernardes, assessor de Educação e Desenvolvimento do Cooperativismo do Sicoob/Saromcredi, compartilhou as experiências implementadas com educadores no desenvolvimento de dois produtos idealizados pela instituição: o SaromTech, Programa que nasceu através do Movimento Coopeducação, com a proposta de capacitar educadores para esta nova realidade, apresentando ferramentas e tendências na educação; e o Saromflow, que é uma imersão intrapessoal para educadores.

Para ele, “educar é um ato de transformação, de criar possibilidades para o outro, e esse 5° princípio cooperativista – Educação, é trabalhado com verdadeiro afinco pelo SICOOB Saromcredi. E para nós, compartilhar e conhecer experiências educacionais que objetivem o desenvolvimento de pessoas e comunidades é fundamental para garantir que o cooperativismo se fortaleça e seus valores sejam percebidos”, concluiu.

O momento de partilha foi muito rico, elogiado por várias secretárias de educação, diretores de escolas e outros participantes, que destacaram a importância desse compartilhamento de experiências e da promoção da cultura empreendedora nas escolas como forma de preparar os estudantes para os desafios do trabalho e da vida.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here