Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - Email: [email protected]

Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - Email: [email protected]


São Francisco: Defensoria Pública adota a prática de inspeções virtuais na cadeia pública da cidade

SÃO FRANCISCO – Em razão do distanciamento social, preconizado pela Organização Mundial da Saúde para evitar o contágio e a propagação da Covid-19 (novo coronavirus), o Núcleo da Defensoria Pública de Rondônia em São Francisco do Guaporé, juntamente ao Tribunal de Justiça e Ministério Público, vem desenvolvendo e adotando alternativas ao trabalho de inspeção presencial no sistema prisional do município.

Para que o trabalho continue sendo realizado, as instituições, em parceria com a Diretoria da Cadeia Pública de São Francisco do Guaporé, iniciaram, neste mês de maio, a realização de inspeções virtuais na penitenciária. O objetivo é receber as demandas individuais e coletivas dos reeducandos e garantir que todos os seus direitos sejam resguardados.

“Utilizamos a ferramenta virtual “Google Meet”, que nos permite, a cada quinze dias, em horários combinados com o diretor do presídio local, realizar uma reunião com um representante eleito de cada cela para receber as demandas coletivas referentes à estrutura, higiene, alimentação etc.”, explica a defensora pública Débora Machado, coordenadora do Núcleo da DPE-RO em São Francisco do Guaporé.

Segundo ela, o representante também apresenta à Defensoria as demandas individuais dos demais custodiados, tais como verificação da possibilidade de progressão de regime, liberdade provisória, entre outra.

“No lapso de quinze dias entre uma inspeção e outra são tomadas as providências possíveis dentro do solicitado e é realizado o retorno com as respostas para cada representante de cela eleito, e, em seguida, ele repassa todas as providências e respostas aos demais. Na mesma ocasião, se realiza uma nova inspeção”, explica a defensora pública.

Além disso, Débora Machado explica que, também neste mês de maio, o Núcleo da Defensoria Pública de São Francisco Guaporé, também em cooperação com o Judiciário, com o Ministério Público e com a Diretoria da Cadeia Pública local, deu início ao projeto de realização de visitas virtuais entre os presos e seus familiares.

“Para tanto, a Defensoria Pública desta comarca doou um chip ao Presídio local, sendo utilizado um aparelho móvel, fruto de apreensão, que já seria descartado, tornando possível o convívio semanal dos reeducandos com seus familiares”, explica a defensora pública. “Referidos projetos foram implementados com sucesso na Comarca de São Francisco do Guaporé e se encontram em fase de implementação na Comarca de Costa Marques”, explica.

Segundo ela, a experiência tem se mostrado muito positiva diante do contexto de isolamento em que estamos vivendo e o contato com os reeducandos tem sido fundamental para garantir que todos os direitos sejam observados.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria/DPE-RO



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Evento acontece na cidade de Manaus. 26/04/2024 10:45 A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB),...

Edevaldo Neves solicita esclarecimentos sobre suspensão de policiamento ostensivo no distrito...

Comunidade manifesta preocupação diante de possíveis planos de desativação de posto policial na região. O deputado Edevaldo Neves, (PRD) apresentou um requerimento ao Governo do...

Dra. Taíssa comemora aprovação do Perse na Câmara do Deputados, em...

Projeto define teto de R$15 bilhões para o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Proposta segue para o Senado. 25/04/2024 09:00 Cumprindo agenda parlamentar...

Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e...

Parlamentar esteve junto com o diretor geral do Dnit levando demandas e solicitando respostas 25/04/2024 12:24 Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa...

Prefeitura de Jaru intensifica preparativos para a 14ª edição do Barco Cross

A competição acontece dos dias 4 a 5 de maio, Prefeitura de Jaru intensifica preparativos para a 14ª edição do Barco Cross. Por Prefeitura de...






















Banner

Banner




Pular para a barra de ferramentas