Parceria entre Sebrae e Sicoob ajuda estudantes a se prepararem para a vida pessoal e profissional

Mosquito

Sebrae celebra acordos com entidades federais, estaduais e municipais para implementar o ensino do empreendedorismo nas escolas

Muito mais do que despertar o espírito empreendedor, a Educação Empreendedora ajuda os estudantes a pensarem em inovação e a se prepararem para a vida pessoal e profissional por meio do desenvolvimento de competências que ajudam na criação de um projeto de vida, que possibilitará aos alunos um maior prazer pela busca do aprendizado

Para que a educação empreendedora seja incluída nos currículos escolares, o Sebrae realiza uma série de acordos com entidades federais, estaduais e municipais. A instituição também tem realizados parcerias como Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que congrega os secretários estaduais; com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com organizações civis que trabalham esse tema; e com o Ministério da Educação. “O Sebrae, sozinho, não consegue levar esse conhecimento a toda rede de ensino básico. Pois estamos falando de quase 46 milhões de estudantes e 2,2 milhões de professores. Para mobilizar toda essa rede, fundamental estimularmos um regime de colaboração, que congregue todos os parceiros que atuam na educação básica. Importante que não nos esqueçamos da relevância das unidades do Sebrae que atuam nos estados, pois eles têm uma grande proximidade com os secretários de educação, estaduais e municipais, o que é fundamental para a execução dessa importante ação do Sebrae”, destaca.

O Sebrae em Rondônia iniciou, desde 2019, uma exitosa parceira com o Instituto Sicoob na elaboração e produção de material didático de apoio para reforçar o aprendizados de alunos do ensino fundamental. Trata-se do projeto Educação para o Futuro que tinha, entre outros objetivos, a melhoria dos índices oficiais da educação em Rondônia. São apostilas com conteúdos de português, matemática mas também de empreendedorismo e educação financeira.

Para o Sebrae, a parceria pode ser estendida, beneficiando mais alunos: “Esse material de apoio do Educação para o Futuro é de extrema importância. Temos situações em que os alunos necessitam muito desse tipo de reforço. Além das matérias tradicionais, a educação empreendedora e a educação financeira podem ajudar a formar cidadãos mais proativos”, disse Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia. Altair Schramm, presidente do Instituto Sicoob, que recebeu o diretor do Sebrae, disse que é favorável a mais inciativas como o Educação para o futuro: “Vamos defender internamente mais apoios similares e continuar dando nossa parcela de contribuição à sociedade como um todo”.

Educação Empreendedora

Desde 2013, quando foi instituído o Programa Educação Empreendedora do Sebrae, a instituição já atendeu 7 milhões de alunos e capacitou cerca de 270 mil professores, com presença em mais de 10 mil instituições de ensino em 4,5 mil municípios, em nível nacional. O Sebrae também oferece capacitações online e gratuitas e para ajudar na elaboração de conteúdo que possa ser utilizado pelas escolas, respeitando as especificidades de cada localidade. Entre os cursos lançados recentemente, estão o “Professor do Futuro”, voltado para os educadores; “As dimensões da gestão escolar”, para os gestores e “Socorro: Eu não tenho a menor ideia do que eu quero para a minha vida”, para os estudantes.

Além da parceira com Sicoob, o Sebrae em Rondônia mantém diversa outras iniciativas, como é o caso com o Ministério Público do Trabalho RO/AC, que tem como objetivo ampliar a atuação no estado da Educação Empreendedora, para alcançar mais alunos com os conteúdos da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), junto à conscientização sobre trabalho infantil, que é desenvolvido pelo MPT, por meio do programa MPT na Escola. Promover a cultura empreendedora é algo muito importante para o Sebrae, que articula e coloca em práticas diversas iniciativas para tal.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here