Rondônia, sábado, 28 de maio de 2022, às 09:40



HomeBrasilPais devem garantir imunização de crianças de 5 a 11 anos contra...

Pais devem garantir imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19

- Advertisement -


Índice de imunização nessa faixa etária continua baixo em Porto Velho

Público infantil pode receber dose pediátrica da vacina contra a covid-19

A procura pela vacina pediátrica contra a covid-19 nas unidades de saúde de Porto Velho continua baixa. As autoridades sanitárias reforçam o pedido aos pais e responsáveis que levem as crianças de 5 a 11 anos para receberem as doses.

“Até agora não tivemos nenhum relato comprobatório de reação grave e nem moderada por causa da vacina. Não tivemos nenhuma queixa, porque tudo é registrado e notificado”, afirmou a enfermeira Viviane Domingues, que trabalha alimentando o sistema do Ministério da Saúde na sala de vacina contra a covid-19 da Unidade de Saúde Nova Floresta.

Para a enfermeira, o retorno das atividades deve vir acompanhado de garantia de segurança. Para que isso aconteça, é necessário que eles estejam imunizados contra a covid-19.

DEPOIMENTOS

Entendendo a importância da vacinação, Jaiana Cassia Carvalho, funcionária pública, levou a filha Jamile Castro Carvalho, 11 anos, para ser vacinada contra a covid-19 na tarde de segunda-feira (14), na Unidade Nova Floresta.

Jaiana Carvalho garantiu imunização da filha

“Estou aqui para dizer que não há qualquer tipo de receio com relação a essa vacina. Minha filha tomou, tem 11 anos de idade, e está absolutamente com suas atividades normais. Não teve nenhum tipo de sintoma e já retornou para a escola”, assegurou.

A mãe conta que agora está mais tranquila, chegando a matricular a filha em curso profissionalizante e participando de atividades esportivas com os amigos, algo no qual ela ficou privada durante o isolamento social.

“Era uma coisa que eu sempre queria, um sonho realizado e agora estou vacinada. Participo de atividades esportivas e estou frequentando as aulas presenciais. Não participava de esportes porque eu tinha medo de contrair o vírus. Agora estou mais tranquila e posso participar das brincadeiras na escola”, acrescentou a estudante Jamile Carvalho.

NÚMEROS

Com capacidade para aplicar até 150 doses diárias da vacina contra covid-19 em crianças e adolescentes, o diretor da Unidade Nova Floresta, Francisco Silva, informou que, até o momento, a quantidade máxima do imunizante aplicada por dia nessa faixa etária de 5 a 11 anos foi de apenas 20 doses. “Iniciamos a vacinação no dia 4 de março e só aplicamos 712 doses”, comentou.

Em relação aos demais atendimentos, Francisco garante que tudo está transcorrendo dentro da normalidade. Além da vacina contra a covid-19, a Unidade de Saúde disponibiliza imunização de rotina, pré-natal, consultas médicas, procedimentos de enfermagem e atendimentos laboratoriais, entre outros.

“Quando as pessoas chegam, são logo acolhidas e levadas para o setor de atendimento que elas necessitam”, disse. Ele enalteceu o trabalho de toda equipe e acrescentou que os atendimentos na Unidade Nova Floresta começam às 7h e seguem até às 19h, de segunda a sexta-feira.

Texto: Augusto Soares
Foto: Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)




Seu Poder









Deputada Cássia

"






Faro




PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com