Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - Email: [email protected]

Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - Email: [email protected]


Itaú Unibanco lança programa para apoiar o empreendedorismo de jovens em negócios sustentáveis na Amazônia

Sebrae apoia edital com foco em negócios florestais sustentáveis. Projeto Amazônia 360º auxiliará o desenvolvimento profissional de jovens de 18 a 29 anos

O Itaú Unibanco, em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Amazônia, o Sebrae e diversas entidades, iniciou no último dia 31/01 o programa Amazônia 360º. A iniciativa tem como objetivo desenvolver jovens empreendedores e modelos de negócio sustentáveis por meio de dinâmicas, oficinas e simulações de empreendedorismo voltados a negócios de baixo impacto ambiental. A iniciativa ocorrerá em várias regiões metropolitanas da região Norte, incluindo Porto Velho (RO).

Parte integrante de ações regionais propostas pelo Itaú Unibanco no âmbito do Plano Amazônia, iniciativa criada em 2020 com o objetivo de preservar a floresta e promover impacto positivo na região, as oficinas serão desenvolvidas em três etapas: capacitação, simulação e desenvolvimento de produtos verdes para o mercado. A expectativa é beneficiar cerca de 1.200 jovens de 18 a 29 anos residentes na região.

A primeira etapa consiste em oficinas virtuais, com carga horária de até 10 horas, e o objetivo de esclarecer pontos sobre a economia da Amazônia, empreendedorismo sustentável, ferramentas e oportunidades. O segundo momento é a Oficina Pré-Aceleração, com exercícios sobre modelagem de negócios e validação de protótipo. E a terceira fase, como etapa de conclusão, acontecerá com demonstrações de viabilidade de implementação e reconhecimento de projetos que mais avançaram no período. Ao todo, a iniciativa tem duração de 12 meses.

O Amazônia 360º fortalecerá as bases para o desenvolvimento sustentável na região, onde residem 4 milhões de jovens com idade e escolaridades compatíveis com o programa. Assim, as atividades propostas buscam, por meio da atuação direta na formação empreendedora socioambiental, capacitar uma geração apta a formar renda e prosperidade de forma limpa e alinhada com as novas demandas sociais por preservação e utilização consciente de recursos naturais.

“Com o lançamento do Amazônia 360, o Itaú Unibanco busca apoiar as demandas e necessidades dos negócios sustentáveis da Amazônia por meio do fomento ao empreendedorismo de jovens da região. Com isso, conseguiremos desenvolver novas ideias e planos de transição para uma economia voltada aos negócios de impacto positivo”, afirma Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Empreendedorismo do Itaú Unibanco.

“O Futuro da Amazônia dependerá do desenvolvimento uma economia de baixo carbono que seja compatível com a floresta e seus serviços ambientais ecossistêmicos. Com um bônus demográfico importante na região, a juventude da Amazônia deve ser fortalecida para que assumam o papel de protagonistas nessa mudança de conceito e padrão para um futuro promissor. Por isso, atuamos fortemente com a juventude Amazônida em projetos como o Amazônia 360º em parceria com o Itaú Unibanco. Uma jornada em quatro capitais da Amazônia para formação de jovens empreendedores que observem e identifiquem, na maior floresta tropical do mundo, oportunidades de negócios capazes não só de alcançarem mercado externos, mas principalmente de gerarem renda, conservação ambiental e desenvolvimento social. Trata-se de uma incrível jornada “mão na massa” que o Itaú e o Centro de Empreendedorismo da Amazônia desenvolveram juntos para os jovens da Amazônia”, afirma Raphael Medeiros, diretor-executivo do Centro de Empreendedorismo da Amazônia.

As inscrições acontecem pelo site Amazônia 360º e são gratuitas. Serão levados em consideração, além da região do candidato, critérios como raça e gênero para a seleção dos participantes.

O Amazônia360° também conta com apoio de instituições ligadas ao empreendedorismo local nas cidades de atuação do projeto, sendo elas: Instituto Federal do Amapá (IFAP), Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Instituto Federal do Pará (IFPA), Sebrae (Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia), além do Amapá TEC.

Empreendedorismo

O Centro de Empreendedorismo da Amazônia é uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos cujo objetivo é atuar na promoção e articulação de negócios sustentáveis na Amazônia. Atua na formação, capacitando empreendedores com foco em negócios sustentáveis nas áreas florestal, de biodiversidade e de uso do solo na Amazônia. Realiza e apoia a programas de pré-aceleração e aceleração para impulsionar negócios sustentáveis na Amazônia – especialmente na área rural – por meio de parcerias, agências de fomento, empresas privadas, universidades, organizações socioambientais, associações, cooperativas de pequenos produtores rurais, entre outros “O Centro não faz nada sozinho, ele atua em rede”, afirma Raphael.

Serviço:

O projeto Amazônia 360º inscreve a partir de 31/01, e se estende até 04/03 para RM de Belém; 25/03 para RM de Manaus; 14/04 para Macapá-AP; e 29/04 para Porto Velho. Saiba mais em https://centroamazonia.org.br/amazonia360/ ou pelas redes sociais @centroamazonia.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Cláudia de Jesus defende avanços nas políticas de acesso a medicamentos...

Audiência pública aconteceu na Assembleia Legislativa   Na Audiência Pública sobre "assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS)", a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT)...

Serviço público com responsabilidade e transparência é intensificado pelo Governo de...

Preparação técnica e capacitação são ofertadas aos servidores estaduais, a fim de alcançar resultados eficientes na administração pública   Com o objetivo de promover a transparência,...

Shopping de Porto Velho atrai novos investidores e promove movimentação econômica...

  Há quase 16 anos instalado na cidade, empreendimento tem crescido junto com o município PVS hoje conta com mais de 200 lojas Em 2008, ano em...

Conselho de Segurança da ONU se reúne neste domingo a pedido...

OTAN condena ataques; Rússia pede contenção a todos os envolvidos O Conselho de Segurança das Nações Unidas vai se reunir neste domingo (14) de forma...

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

O deputado Ribeiro do Sinpol, autor do requerimento, presidirá o evento.   A Assembleia Legislativa de Rondônia realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência...






















Banner

Banner




Pular para a barra de ferramentas