Rondônia, quarta-feira, 06 de julho de 2022, às 16:17



HomeBrasilHomenagem da Deputada Cássia Muleta aos membros da nova diretoria da Ordem...

Homenagem da Deputada Cássia Muleta aos membros da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia inaugura novos tempos nos assentos de representação da classe

- Advertisement -

A parlamentar foi proponente da solenidade que outorgou Voto de Louvor a atual diretoria pela paritária presença feminina na nova gestão
Deputada Cássia Muleta presta homenagem aos membros da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia

Proposta pela deputada estadual Cássia Muleta (Podemos), a Sessão Solene realizada na sexta-feira (29), no Plenário Deputada Lúcia Tereza Rodrigues, da Assembleia Legislativa homenageou com a entrega de Votos de Louvor a membros da nova diretoria da Ordem dos Advogados Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO).

De acordo com o requerimento da parlamentar, a moção foi conferida pela paritária presença feminina na composição da nova diretoria, o que na visão da deputada Cassia Muleta, “inaugura novos tempos nos assentos de representação de classe, como o da OAB, e que deve se estender às demais atividades representativas, sobretudo a política”.

Para a composição da mesa de honra, além da parlamentar, os convidados e homenageados, Márcio Melo Nogueira, presidente da OAB-RO e, o corregedor da Assembleia, Guilherme Erse, e Vera Lúcia Paixão, vice-presidente da OAB-RO, Aline Silva Correia, secretária-geral da OAB-RO, Larissa Teixeira Rodrigues Fernandes, secretária-geral adjunta da OAB-RO e Marcos Donizetti Zani, diretor-tesoureiro da OAB-RO.

Ao abrir oficialmente a solenidade, a deputada Cássia Muleta agradeceu a presença de todos e parabenizou o presidente da OAB-RO, Márcio Melo Nogueira, por, ao assumir a Diretoria Seccional, escolheu a maioria de advogadas mulheres para a composição da atual diretoria.

“Eu fiquei muito feliz porque nós mulheres e vocês homens, temos que valorizar e apoiar, cada vez maior, a participação das mulheres dentro da sociedade, dos eventos, das comissões que existem, entre outros movimentos de interesse da sociedade como um todo. Aqui na Assembleia temos apenas duas mulheres deputadas e 22 homens parlamentares. Posso dizer que sinto falta de mais mulheres trabalhando aqui nesta Casa de Leis como representantes do nosso povo rondoniense. Parabéns Márcio por essa decisão humana e de valorização das mulheres. Está sendo uma felicidade para mim ter a oportunidade de prestar essa merecida homenagem”, destacou o parlamentar.

O primeiro a fazer o uso da palavra na tribuna, foi o corregedor da Assembleia, Guilherme Erse, que elogiou a iniciativa da deputada Cássia Muleta pela propositura das homenagens.

“Parabenizo a digníssima deputada, a quem nos honra e prestigia com essa justa e bela solenidade de homenagem, às senhoras e senhores, membros da OAB-RO, face a paritária composição da nova diretoria que vejo hoje aqui. Profissionais aguerridos que mantém a tradição dos bons serviços prestados por essa entidade tão importante, da qual me orgulho de também fazer parte. Parabéns ao dileto amigo, presidente da OAB-RO, doutor Márcio Melo Nogueira e em nome dele, parabenizo todos os demais ilustres colegas da Ordem que nos honram com suas presenças”, disse o corregedor.

Guilherme Erse pontuou seu pronunciamento relembrando a criação da Ordem dos Advogados do Brasil. “Após a vitória do movimento armado que levou Vargas ao poder, um dos primeiros atos assinados pelo então presidente, foi o Decreto nº19.408, data de 8 de dezembro de 1930, e que estabeleceu a criação da OAB. Nosso estatuto está disposto na Lei nº 9.806 de 1984, e aqui em Rondônia, fomos fundados lá no idos de 1.974, e quando da sua criação, cresceu de forma vertiginosa o número de advogados em Porto Velho e, notadamente igual em Guajará-Mirim e se expandindo as demais cidades”, lembrou Erse.

O corregedor da Assemblei ainda citou nomes de advogados que iniciaram as atividades da OAB no estado, como “Fouad Darwich, José Mário Alves, Odacir Soares, Francisco Geraldo Balbi Filho, Pedro Origa Neto e Moreira Mendes, pai do corregedor Guilherme Erse.

“Meu saudoso pai, que também foi membro originário desta Seccional. Hoje, passados quase 50 anos, o que colhe a sociedade rondoniense em ter uma entidade firme, justa e atuante como a OAB. Um plano democrático, as claras, com transparência, uma atuação efetiva dos advogados em uma Rondônia onde, convenhamos, todos somos muito próximos, inclusive as relações de poder. Não raro, em solenidades desta Casa, em Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, no próprio Poder Executivo e em todo seu alcance municipal e estadual, a OAB sempre está participando dos grandes temas e grandes debates. Parabéns deputada Cássia, parabéns OAB”, declarou Guilherme Erse que teceu grandes elogios a Ordem e seus profissionais.

Após o pronunciamento do corregedor, foi dado início às outorgas de Voto de Louvor aos membros da nova diretoria da OAB-RO e membros da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado de Rondônia (CAARO) e a conselheiros da Seccional de Rondônia.

Posterior às entregas de Votos de Louvor, os homenageados tiveram a oportunidade de se pronunciaram na tribuna do plenário onde apresentaram seus agradecimentos à deputada Cássia pela homenagem e reconhecimento à condução da advocacia de Rondônia, encabeçada pelo atual presidente, Márcio Melo Nogueira.

A paridade de gênero da nova diretoria da OAB-RO foi o tema de destaque mencionado pelos homenageados, em especial, as advogadas que hoje, ao lado do presidente Márcio Melo, contribuem com um trabalho de dedicação, capacidade e representatividade na discussão de pautas que pertencem ao público feminino e mulheres do Brasil.

A vice-presidente, Vera Lúcia Paixão, agradeceu a iniciativa da parlamentar pelo reconhecimento e homenagem que tem como principal objetivo a presença das mulheres na atual diretoria da OAB.

“A Cássia construiu uma história linda, vem de uma família que são pioneiros, construtores do estado de Rondônia e uma grande representante do que é o empoderamento feminino, independente de classe social. De origem simples, humilde e uma mulher que é um grande exemplo de construção, a partir de base de companheirismo, base de família e que contribui e defende a sociedade. Parabéns deputada e muito obrigada”, disse a vice-presidente da OAB.

Encerrando os pronunciamentos da solenidade, o presidente da OAB-RO dedicou sua fala em reconhecer a atuação da deputada Cássia Muleta e a importância da parlamentar na política de Rondônia.

“Deputada Cássia, por quem tenho um carinho muito grande e a quem digo, você é fundamental para nossa política. Sempre acreditei que política, tem que ter como ferramenta, o amor e não o ódio. E no momento em que nós vivemos hoje, de acirramento, de ódio como ferramenta de fazer política, se faz muito importante que tenhamos pessoas como você, de qualidade, que faz política usando o amor como ferramenta. Eu nunca a Cássia falar mal de ninguém, nunca a vi tramar contra ninguém, nem usar essa cadeira que ela ocupa, tão importante neste parlamento, sendo uma das duas únicas mulheres que compõem esse parlamento e nunca vi a Cássia essa cadeira contra ninguém. A deputada faz política e exerce o mandato dela com amor e em tempo integral. Minha amiga, isso faz toda a diferença. Que nós multipliquemos Cássias em nosso parlamento, no Executivo, aqui e no Brasil afora”, declarou o presidente que emocionou a deputada.

Márcio Melo concluiu sua fala enaltecendo seus colegas que compõem a nova diretoria. “Eu sou apaixonado por cada um destes profissionais que hoje fazem parte da diretoria da qual eu presido. E hoje, as estrelas são as mulheres, estamos aqui para aplaudi-las. Deixo aqui meu cumprimento a cada uma de vocês, a toda minha diretoria, o meu conselho e a cada amigo e amiga que o compõem. Existe uma frase que considero muito importante e que pauta cada ação que eu adoto como dirigente de Ordem. O ex-presidente Obama dizia que, ‘sejamos nós a mudança que nós queremos para o mundo’, e se cada uma de nós não se dispuser a fazer essa mudança acontecer, as coisas tendem a piorar. Então a Ordem é para mim, uma ferramenta de mudança da realidade, de expansão do amor. E eu tenho feito isso todos os dias, é algo extremamente prazeroso, mas não é fácil. Mas é isso que me move a mim e a cada um de vocês que integram esta gestão e tenho muito orgulho de estar com vocês nessa jornada. E ao meu amigo Guilherme Erse, não posso deixar de agradecer esse irmão de vida que eu tenho e me ensina muito essa capacidade fora da curva que você tem. Sou seu fã meu amigo. Muito obrigada deputada e muito obrigada meus amigos”, concluiu Márcio Melo.

A deputada Cássia Muleta encerrou a solenidade emocionada, agradecendo a todos os presentes, a sua equipe de trabalho, também composta por várias mulheres, e ao pronunciamento do presidente da OAB.

“Quando o presidente Márcio Melo fala de mim, ele me conhece. Foi meu vizinho, meu advogado e também está sempre assistindo nossas sessões aqui da Assembleia. Muito obrigada, doutor, pelas palavras, me emocionei demais. Foi um prazer estar aqui com todos vocês. Muito obrigada pela felicidade por viver esse momento”, encerrou a parlamentar.

 

Foto e Texto: Assessoria













"










PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com