Hildon Chaves prestigia lançamento do Programa Cidade Empreendedora e Inovadora

Mosquito


Porto Velho foi o primeiro município a aderir ao programa, que oferece mecanismos para a recuperação econômica na fase pós-pandemia

Lançamento do programa Cidade Empreendedora
A reativação e o fortalecimento da economia no cenário pós-pandemia são a proposta do Programa Cidade Empreendedora e Inovadora, lançado em Porto Velho, nesta sexta-feira (14), no Teatro Banzeiros, com transmissão ao vivo pela internet. O prefeito Hildon Chaves participou do evento.

O programa foi idealizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae) e Porto Velho foi a primeira capital a aderir à iniciativa no âmbito estadual.

De acordo com o prefeito, a proposta é de interesse do Estado e propõe o fomento da geração de emprego e renda a partir do desenvolvimento econômico. “Porto Velho tem a obrigação de iniciar o processo. Os 52 municípios do estado estão participando. É um marco importante para o progresso das cidades rondonienses”, declarou.

O prefeito destacou que este é um momento muito difícil e triste para o país. Quando um pequeno empreendimento fecha é muito difícil voltar ao cenário de negócios”, exemplificou Hildon Chaves ao incentivar o uso correto de recursos através de propostas com suporte do Sebrae/RO, principalmente com a capacitação do acesso ao crédito e bom uso dos valores financeiros.

Hildon Chaves falou da importância do uso correto de recursos
Hildon Chaves falou da importância do uso correto de recursos
A Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH) é a responsável direta pela execução das propostas oriundas do Cidade Empreendedora e Inovadora. “Há uma busca para ampliar a oferta de soluções para os municípios com vistas à melhoria da gestão”, explicou o presidente da ADPVH, Marcelo Thomé, ao reiterar que haverá diversos ganhos, entre eles, a melhoria da eficiência da gestão do poder público municipal.

O anfitrião do evento, Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae/RO, agradeceu pela participação de cada gestor municipal e por ouvirem a proposta de adesão ao programa. “Fomos a cada um, pessoalmente ou fazendo uso das tecnologias, para dialogar e construir o entendimento das propostas com um trabalho coletivo”, disse.

Daniel Pereira destaca que Rondônia é o único estado brasileiro que atingiu 100% de adesão por parte das prefeituras. “Não tenho a melhor dúvida de que será de grande sucesso ao gerar progresso, seja no maior município (Porto Velho) ou menor (Pimenteiras do Oeste)”, completou.

PILARES

Daniel Pereira destacou a adesão dos municípios ao programa
Daniel Pereira destacou a adesão dos municípios ao programa
O Programa é composto por 10 pilares que são: Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Cooperativismo e Crédito, Inovação e Sustentabilidade. Cada um apresenta um conjunto de ações como modelo de iniciativas reais de sucesso pelo país afora.

REGISTROS

Participaram do evento Hélio Dias (presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae), Samuel Almeida (diretor técnico), Clébio de Mattos (diretor administrativo financeiro), além do conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-RO), Benedito Alves.

Remotamente, a cerimônia contou com a participação do presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom) e prefeito de Urupá, Célio Lang, além de prefeitos e autoridades das cidades que integram o Programa e representantes de instituições bancárias e parceiros.

Texto: Etiene Gonçalves
Fotos: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here