Rondônia, sábado, 28 de maio de 2022, às 10:13



HomeEducaçãoDiretora de escola infantil de Porto Velho se inspirou nos pais para...

Diretora de escola infantil de Porto Velho se inspirou nos pais para ser professora

- Advertisement -

 

Sonho de ser educadora começou ainda na infância

Taliana Neves Velasques, diretora da Escola Infantil Pequeno Polegar Taliana Neves Velasques, diretora da Escola Infantil Pequeno Polegar

Com 12 anos de magistério trabalhando em escolas do município, Taliana Neves Velasques atualmente é a diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Polegar, no bairro Mocambo, região central de Porto Velho.

Apaixonada pela educação infantil, o sonho de se tornar uma educadora começou logo na infância. “Ser professora é uma vocação que tenho desde os meus oito anos de idade, através do meu pai, que foi o primeiro a me ensinar. Eu sempre pensava um dia ser professora. Minha melhor inspiração para esse sonho foi a minha família, especialmente meu pai e minha mãe”, conta.

Taliana se descreve como uma pessoa extremamente comprometida para cumprir o seu papel na sociedade, como pessoa e como profissional. Segundo ela, o educador tem uma demanda muito grande de responsabilidades a cumprir, todas voltadas para necessidades reais. Para tanto, é necessário comprometimento e dedicação.

PANDEMIA

Com a chegada da pandemia da covid-19, a educadora confessa que seu maior desafio foi se reinventar e aprender a utilizar as ferramentas tecnológicas para atender aos alunos por meio das aulas remotas. “Tivemos que aprender a lidar com as novas ferramentas, até mesmo para ensinar os pais a auxiliarem seus filhos, além de ajudar uns aos outros. Essa foi uma das dificuldades que nós, professores, tivemos. Agora estamos aptos para encarar qualquer situação com aulas remotas”, afirmou.

Retorno presencial exigiu preparo prévio da diretora e equipe escolar Retorno presencial exigiu preparo prévio da diretora e equipe escolar

RETORNO

Sobre o retorno das aulas presenciais, Taliana informa que houve todo um preparo prévio, começando pela vacinação de todos os servidores contra a covid-19, elaboração do protocolo sanitário e do plano de retorno, ambos aprovados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Foi a melhor coisa que poderia acontecer, com toda segurança, é claro. Estamos tendo novamente a oportunidade de um vínculo maior com a aprendizagem das nossas crianças. Os pais ajudaram muito nas aulas remotas, mas preferimos as aulas presenciais com os alunos e toda equipe pedagógica”, disse.

A educadora destaca, ainda, a participação das famílias como algo fundamental para o aprendizado dos alunos. “Para que o ensino de qualidade possa existir, tem que haver a parceria de ambas as partes, escola e família”, completou.

Maria Castro destaca reconhecimento da diretora escolar pela equipe Maria Castro destaca reconhecimento da diretora escolar pela equipeDEPOIMENTO

Segundo a agente de limpeza escolar Maria de Jesus Castro, o trabalho de Taliana é reconhecido por toda a equipe. “Uma das melhores coisas que aconteceu foi a vinda dela para cá. Sempre gostei de trabalhar aqui, agora, melhor ainda com a vinda da Taliana”, disse a servidora que há 10 anos está lotada na Escola Pequeno Polegar.

Maria acrescentou que toda equipe é comprometida com o trabalho em prol das crianças que estudam no estabelecimento de ensino.

“A direção escolar é fundamental para que a escola possa atender professores e receber alunos de forma organizada e planejada. Temos em nosso quadro uma equipe de 141 gestores nas escolas da zona rural e urbana, o que alinha todas as ações da Semed para uma educação valorizada e muito atenta aos anseios de toda a comunidade escolar. Quando a gente vê profissionais como a diretora Taliana, da escola Pequeno Polegar, temos a certeza de que estamos caminhando no rumo certo para manter o nível de uma educação de qualidade”, reconheceu a secretária municipal de Educação, Gláucia Negreiros.

ESCOLA

A Escola Pequeno Polegar conta com 14 servidores na equipe de trabalho, tem duas salas de aula onde estudam quatro turmas, sendo duas pela manhã e duas à tarde, totalizando 100 alunos com idades entre 3 e 5 anos.

Texto: Augusto Soares
Foto: Carlos Sabino

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)




Seu Poder









Deputada Cássia

"






Faro




PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com