Mosquito


Mosquito

HomeDestaquesCom articulação do Sebrae, Angola manifesta grande interesse comercial em produtos amazônicos

Seu Poder


Seu Poder

Com articulação do Sebrae, Angola manifesta grande interesse comercial em produtos amazônicos

segunda-feira 06/12/2021

Com apoio da Afrochamber, lideranças comerciais do país africano estreitam relacionamento

O Sebrae em Rondônia vem colhendo frutos deixados por sua atuação no Agronegócios, especialmente e após a realização da segunda edição do Conecta Sebrae – Agrolab Amazônia, que aconteceu de 14 a 16 de setembro, totalmente de maneira virtual. Um evento inovador com uma grande vitrine de produtos amazônicos, rodadas de negócios on line além de grandes conteúdos em palestras, painéis e fóruns virtuais.

Um dos grandes legados deixados por este inovador foi difusão da cultura da internacionalização para o pequeno produtor rural. As oportunidades de conexão com potenciais novos compradores, independente das barreiras físicas, distância e idiomas foram contempladas durante os três de realização da Agrolab Amazônia.

Uma das conexões mais promissoras é justamente o continente africano. São mais de 1,2 bilhão de habitantes, distribuídos em 54 países, muitos deles, embalados pelos “petrodólares”, transformando o continente ancestral em um grande mercado potencial de produtos amazônicos.

Em reunião on line realizada esta semana (30), os principais líderes comerciais da Angola foram apresentados à estratégia de internacionalização de produtos amazônicos que o Sebrae e Rondônia vem desenvolvendo, seja por meio de eventos como Agrolab Amazônia e festival do Tambaqui da Amazônia ou promovendo essa articulação institucional, preparando o terreno para que os pequenos empreendedores rurais possam acessar mercados mais remotos.

A Afrochamber (Câmara de Comércio Afro-Brasileira) é uma grande parceria do Sebrae em Rondônia, tanto que participou pela segunda vez consecutiva da Agrolab Amzônia, aproximando clientes prospects, abrindo uma relação sólida que deve gerar bons frutos muito em breve. Rui Mucaje é seu presidente e está empenhado em promover essa conexão comercial: “A relação da Afrochamber com o Sebrae em Rondônia é estratégica e precisamos estreitar a relação entre os produtos da Amazônia e a África”.

O diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida, idealizador da Agroab Amazônia, apresentou as iniciativas que Sebrae vem empreendendo no sentido de promover a cultura da inovação, da internacionalização e aproximando as relações comerciais.

Para o presidente nacional das Câmaras de Indústria e Comércio de Angola, Vicente Soares, participante da reunião, ficou impressionado com o conteúdo: “Brilhante apresentação. E estamos alinhados pois os objetivos nossos e do Sebrae são os mesmos: instituir uma legislação comercial, atração de investimentos e formatar uma cultura empresarial fortalecendo os empreendedores locais”, disse Vicente.

“Nosso papel é criar laços, promover encontros e fortalecer as relações comerciais que gerem resultados, especialmente para os pequenos negócios. Fizemos um convite para que essas lideranças comerciais de Angola visitem a Amazônia, mais especificamente Rondônia e conheçam nossas riquezas e verifiquem in loco como a região é estratégica”, pontuou Samuel Almeida.

Em meados de outubro, outros encontros on line devem acontecer para avançar no planejamento das entidades, visando o fortalecimento comercial. Participaram da reunião além dos já citados, José Tondela, secretário executivo da Câmara Industrial e Comercial de Angola e Paulo Salusseque, representante da Confederação Nacional de Camponeses de Cooperativas Agropecuária de Angola.



Seu Poder


Seu Poder









"






Faro




PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com