Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - Email: [email protected]

Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - Email: [email protected]


Cacoal, a capital do ‘bafafá’ aguarda duelo entre vereadores Professor Nilton e Jabá Moreira

CACOAL – Desde os tempos em que os rabelos davam as cartas em Cacoal, a política naquele município é feita à base de ameaças e solavancos. Às vezes, descamba para a violência mesmo. Ano passado, um advogado que exercia o cargo de procurador-geral da Câmara de Vereadores foi executado a tiros na frente da casa de leis, quando chegava para trabalhar.

Nesta terça-feira, o ‘bafafá’ na cidade foi o áudio divulgado pelo vereador professor Nilton ameaçando sair na porrada com um colega de Câmara. Privilegiar o dialogar, como preconiza um parlamento de civilizados, está fora de cogitação.

Já a vítima da ameaça, o vereador Jabá Moreira, publicou um vídeo nesta quarta-feira explicando seu trabalho e lamentando que o debate no âmbito político tenha resultado em ameaça. O problema foi gerado a partir da votação de vários projetos, na sessão única desta semana, segunda-feira, dia 30, quando houve uma discussão entre os dois.

Um dos projetos, que acabou gerando a polêmica, foi aprovado por 8 votos a favor e 4 contras (são 12 os vereadores), tratava de realinhamento de benefícios, e Jabá disse ter votado contra, o que gerou uma espécie de discussão e, depois, na manhã de terça-feira a fala do vereador professor Nilton propondo uma sessão de ringue. No vídeo divulgado nesta quarta-feira, Jabá disse que se encontrou com seu desafiador na sala do procurador-geral da Câmara, e que não houve troca de novas ameaças.

“Prefiro falar do meu trabalho. Tenho relatado vários projetos e agora mesmo estou com oito, mas não posso concluir porque me faltam informações que deveriam ter sido mandadas pela prefeitura e não consigo que eles mandem”, disse Jabá reclamando da falta de atenção da municipalidade.

O site expressaorondonia.com.br procurou a Associação Comercial e Industrial de Cacoal, e seu presidente, citando que o fato na câmara foi uma briga de vereadores, em razão disso a Acic não iria se pronunciar.

Câmara de Cacoal dá aumento em plena crise

Nenhuma entidade patronal ou de classe quis se manifestar sobre o aumento de salário para os vereadores de Cacoal, onde a política tem sido feita na base da ameaça e, às vezes, até com a execução dos adversários. A Associação Comercial e Industrial de Cacoal reuniu no final da tarde desta terça feira para analisar a situação da economia do município, mas acabou recuando e não qui se pronunciar sobre o fato concreto.

A verdade é que o projeto aprovado pela Câmara cacoalense, concedendo aumento de salários aos vereadores e aos ocupantes de cargos comissionados, os assessores de gabinete é, no mínimo, inoportuno.

O aumento, conforme se ouviu nas ruas, foi considerado uma punhalada na população porque a economia está parada é muitos moradores com dificuldades até para comer.

Na Câmara, na manhã desta terça-feira várias pessoas foram saber se era verdade que os vereadores deram o aumento para eles mesmos. Para alguns foi “Uma falta de respeito” ou “desprezo com a gente”, como disse uma mulher.

Desde a madrugada de segunda-feira começou a ser visto um vídeo onde o presidente da Casa, vereador Corazinho, anunciava que por 8 votos a 4 foi aprovado o projeto.

Segundo o site tribunapopular.com, do jornal Tribuna Popular, hoje o mais antigo de Rondônia, o projeto tinha como finalidade fazer correção salarial de uma categoria do Executivo. “Então foi uma espécie jabuti que introduziram no projeto. E jabuti não sobe em árvore, como todo mundo sabe”, disse um jornalista.

 



Mais notícias sobre cidades de Rondônia

Edevaldo Neves solicita esclarecimentos sobre suspensão de policiamento ostensivo no distrito...

Comunidade manifesta preocupação diante de possíveis planos de desativação de posto policial na região. O deputado Edevaldo Neves, (PRD) apresentou um requerimento ao Governo do...

Dra. Taíssa comemora aprovação do Perse na Câmara do Deputados, em...

Projeto define teto de R$15 bilhões para o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Proposta segue para o Senado. 25/04/2024 09:00 Cumprindo agenda parlamentar...

Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e...

Parlamentar esteve junto com o diretor geral do Dnit levando demandas e solicitando respostas 25/04/2024 12:24 Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa...

Veículos com placa final 4 devem ter licenciamento regularizado sem multas...

Licenciamento Anual 2024 de veículo com placa final 5 encerra dia 30 de maio   Até dia 30 de abril, é o prazo que motoristas e...

Redução de emissão de gases de efeito estufa na agropecuária é discutida em oficina do ABC+ Rondônia

Rumo à Sustentabilidade: Plano Setorial de Adaptação à Mudança do Clima e Redução de Emissões na Agropecuária do ABC + Rondônia A agricultura é um pilar...






















Banner

Banner




Pular para a barra de ferramentas