Lenha na fogueira – Zé Katraca

Mosquito

Dia Nacional da Cultura data que deveria ser festejada no dia de ontem 05 de novembro, mas, que, por falta de ação e respeito por parte dos nossos gestores, poucos artistas e produtores culturais sequer se lembraram, ou não fizeram questão de se lembrar.

**********

Talvez a falta de tempo em virtude da campanha política, na qual muitos dos nossos colegas estão, de uma maneira ou de outra, engajados por esse ou por aquele candidato ou candidata.

**********

Aqueles que deveriam ter se preocupado em produzir, pelo menos uma nota, lembrando à data, acho que nem sabem que o dia 05 de novembro, é o dia Nacional da Cultura.

**********

Se algum repórter fosse entrevistar qualquer dos nossos gestores culturais, fosse estadual ou municipal, com certeza eles falariam sobre os recursos que estão à disposição dos artistas e seus projetos, nas Contas do Fundo Estadual e Municipal de Cultura graças a Lei Aldir Blanc.

***********

E vão exaltar seus chefes (governador e prefeito) que sinceramente, não têm em seus governos um Projeto para a área.

***********

Para completar, os recursos da Lei Aldir Blanc que são chamados de Emergencial, até hoje não caiu na conta dos artistas e nem dos espaços culturais. Tá certo que no naipe Editais, os Projetos dependem de aprovação, coisa que deve acontecer até o final deste mês.

************

Aliás, sobre o Dia da Cultura temos o seguinte: O dia 05 de novembro, dia nacional da cultura, foi escolhido para celebrarmos os movimentos artísticos e manifestações culturais. O Brasil é um país de formação multirracial e carrega consigo registros de diversas culturas. De toda essa mistura nasceram muitas coisas novas e também uma cultura própria.

**********

Essa descrição cabe justinha no nosso querido estado de Rondônia, pois, aqui abrigamos todas as culturas existentes nesse imenso País Tropical.

***********

Voltando à política e os políticos em especial os candidatos a prefeito de Porto Velho. Nenhum deles, até o dia de hoje falou em seus programas políticos apresentado diariamente no Rádio e na Televisão sobre como vão tratar a CULTURA.

************

É por isso, que precisamos eleger alguns candidatos que consideramos como se chegar à Câmara Municipal poderão fazer com que o prefeito eleito comece a prestar atenção, aos Movimentos Culturais de nossa cidade.

***********

Veja alguns nomes, que se eleitos, com certeza, defenderão com unhas e dentes, mais respeito e consideração com a nossa CULTURA;

***********

Siça da Banda; Luciana Oliveira da Silva; Carlinhos Maracanã; Chicão Santos; Sueli Rodrigues; Anne Mamedes; R Machado; Arimar Souza de Sá; Frank Primavera entre outros.

***********

Se elegêssemos pelo menos CINCO entre os nomes citados, a BANCADA CULTURAL seria respeitada.

***********

Aliás, quando comecei a escrever essa coluna, a intensão era homenagear minha querida amiga LU SILVA que entre tantos personagens, representa a nossa MARIA DA CHAVE.

 

 

 

 

Por Silvio Santos

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA