Parceria vai estimular crédito rural e fomentar o agronegócio de Rondônia

Coronavírus

A parceria firmada entre a Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimentos Univales (Sicredi Univales – MT/RO) e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) vai abrir novas portas para que o agricultor familiar tenha acesso às linhas de crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os benefícios abrangerão, em primeiro momento, 27 municípios e quatro distritos, estimulando investimentos na produção rural, bem como no seu beneficiamento e industrialização, entre outros.

Crédito rural para estimular a geração de renda com uso da mão de obra familiar

O Termo de Convênio foi finalizado, dando início às atividades com uma capacitação técnica e troca de informações entre as duas instituições. O Termo de Convênio entre Sicredi Univales e a Emater-RO foi firmado com o objetivo de integrar e complementar as atividades de assistência técnica com crédito rural no Estado de Rondônia, ao mesmo tempo em que fortalece o setor rural e incentiva a introdução de métodos racionais no sistema de produção, visando o aumento da produtividade, a melhoria do padrão de vida das famílias no campo e uma adequada defesa do solo.

A parceria entre os serviços de assistência técnica e extensão rural e a prestação de serviços financeiros vai propiciar à família rural, o custeio da produção, a comercialização de seus produtos, o desenvolvimento de atividades florestais e pesqueiras, e através do crédito fundiário, a aquisição e regularização de terras, para aqueles pequenos produtores, posseiros, arrendatários ou trabalhadores rurais que ainda não têm demanda de regularização.

A meta é estimular a geração de renda com uso da mão de obra familiar, oferecendo linhas de crédito para atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários, desde que desenvolvidos em estabelecimento rural ou áreas comunitárias próximas, inclusive o turismo rural, a produção de artesanato e assemelhados. Com a parceria, a Emater-RO passa a ser credenciada para apresentar projetos de crédito rural para as agências Sicredi Univales nos municípios e distritos habilitados, beneficiando, além de agricultores familiares, pequenos e médios produtores rurais.

Diversificação de instituições bancárias com alternativas diferenciadas

O diretor técnico da Emater-RO, Anderson Kühl explica que os técnicos da extensionistas vão elaborar as propostas para as linhas de crédito rural oferecidas pela Sicredi aos produtores que tiverem esse interesse. “As cooperativas têm crescido muito no Estado e os produtores rurais têm buscado nelas as alternativas diferenciadas, pois por serem cooperados eles se sentem parte do processo cooperativo”, diz Anderson.

Outra vantagem está no aumento da oferta de crédito, com diversificação de instituições bancárias, principalmente em municípios onde ainda não há agências das instituições maiores que oferecem as linhas de crédito. A parceria com a Sicredi trará maior facilidade de acesso nessas localidades.

Para consolidar as ações da parceria, as duas instituições promoveram um encontro virtual entre seus técnicos que atuarão no processo. Nesse encontro, que contou com a participação de cerca de 70 técnicos da Emater-RO, foram apresentados os produtos de crédito nos âmbitos rural e comercial operados pela Sicredi no Estado; o fluxo de análise de credito, para associados e não associados; e um treinamento para inclusão no sistema de confecções e realizações de projetos da cooperativa. Também foi discutida a comunicação da parceria entre as instituições para o fortalecimento do agronegócio de Rondônia junto aos agricultores da agricultura familiar, e apresentada a plataforma de elaboração de projetos.

 

 

 

 

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Sicredi Univales
Secom – Governo de Rondônia

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA