Rosani Donadon desiste de desistir, equilíbrio nas eleições em Ariquemes, Escola do Legislativo debate “Histórias da Câmara Municipal de Porto Velho”

Coronavírus


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Rosani Donadon desiste de desistir, equilíbrio nas eleições em Ariquemes, Escola do Legislativo debate “Histórias da Câmara Municipal de Porto Velho”
Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 21/09/2020 às 14h54

Escola – O tema de hoje (21) “Histórias da Câmara Municipal de Porto Velho”, da live semanal da Escola do Legislativo (EL), da Assembleia Legislativa (Ale), que tem na presidência o deputado Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná) é dos mais significativos e importantes com a proximidade do processo político de novembro próximo, quando serão eleitos prefeitos, vices e vereadores. A live tem como mediador o diretor-geral da escola, o jovem, mas experiente, Fábio Ribeiro e como convidados os decanos da comunicação no Estado, o jornalista (ou aprendiz de repórter, como gosta de ser chamado), Lúcio Albuquerque e o professor e historiador Francisco Matias. A live inicia |às 17h com duração aproximada de 60 minutos e certamente será das mais concorridas. Assista pelo facebook/escoladolegislativoro.

Vilhena – As eleições a prefeito em Vilhena estão provocando intenso disque-me-disque nos bastidores da política, em razão do posicionamento da ex-prefeita, Rosani Donadon (PSC), que se lançou candidata nas convenções partidárias finalizadas no último dia 16, mas 24 horas depois desistiu, posição que surpreendeu muita gente, pois ela seria a aposta dos Donadon, na busca da reconquista da prefeitura, por onde já passou outros membros da família, inclusive seu marido, Melki. No último final de semana mais uma surpresa. Rosani encaminhou Nota à Imprensa comunicando, que tinha reconsiderado a sua posição e que irá concorrer à sucessão municipal em novembro próximo.

Vilhena II – Rosani foi eleita em 2016 superando o atual prefeito, Eduardo Japonês (PV), mas teve o registro impugnado pela Justiça Eleitoral em abril de 2018. Foi realizada eleição suplementar em junho do mesmo ano e Rosani tentou concorrer, através de embargos junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As tentativas de disputar novamente foram negadas e Eduardo Japonês se elegeu prefeito em junho de 2018. Agora, Japonês tenta a reeleição e Rosani busca meios legais para concorrer, após reconsiderar a decisão de não concorrer ao cargo que já pertenceu a ela.

PUBLICIDADE

Ariquemes – A desistência do prefeito Thiago Flores (PRB) de concorrer à reeleição em Ariquemes deixou a disputa mais equilibrada entre os outros três nomes com maiores chances de ocupar o seu cargo a partir de janeiro do próximo ano. Sem Flores, ficam concorrendo o ex-deputado estadual Tiziu Jidalías (Solidariedade), vice-prefeito Lucas Follador (DEM) e o ex-secretário de Finanças do Estado, Gilvan Ramos (MDB). Os três têm perfil e condições apresentar um bom desempenho nas urnas. Tiziu, o mais experiente político dos três tem a vantagem de ter como vice a atual presidente da câmara de vereadores, Carla Redano (PRB), esposa do deputado estadual e presidente do partido no município, Alex Redano, que foi eleito antecipadamente para presidir a Ale a partir de fevereiro do próximo ano. Redano é um estrategista político em potencial.

Ariquemes II – Lucas vem de família tradicional na política regional. O pai é deputado estadual reeleito e já passou pela prefeitura de Cacaulândia mais de uma vez. Lucas concorreu a deputado federal em 2018 e somou 26.566 votos. Tiziu é suplente de deputado federal e computou 28.577 votos (2018) ficando entre os oito mais bem votados do Estado, mas não assumiu devido a legenda. Já Gilvan tem amplo trabalho desenvolvido na área técnica, nas suas passagens pelo governo do Estado, demonstrando ser um técnico eficiente e em condições de reivindicar uma oportunidade para ocupar o cargo de prefeito Ariquemes a partir de 2021.

Respigo

Nem mesmo a maioria da população da linda e pujante Londrina, no Norte do Paraná, sabe da importância de uma das suas emissoras da TV, a Coroados. Hoje 21 de setembro, no ano de 1963 foi inaugurada a TV Coroados de Londrina, primeira emissora (não confundir com repetidora) de televisão do interior do Brasil +++ Choveu e ventou muito na tarde/noite do último domingo (20) em Porto Velho. Graças às chuvas, mesmo com ventania, que provocou destelhamentos de casas o ar ficou mais puro, porque eliminou naturalmente o fogo provocado por um bando de criminosos +++ A coligação liderada por Tiziu e Carla Redano em Ariquemes nas eleições a prefeitura está composta por 11 partidos políticos. Além do Solidariedade (Tiziu) e PRB (Carla), candidatos a prefeito e vice, respectivamente, estão coligados o PDT, PTB, Progressistas, PV, Patriota, DC, PSB, PSL e Republicanos +++ Semana decisiva para a definição dos candidatos a prefeito, vice e vereador para as eleições municipais de novembro próximo em todo o Brasil. É que, após o período das convenções partidárias encerrado no último dia 16, o registro de candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) será concluído no próximo sábado (26).

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA