GIRO DE NOTÍCIAS – Um rápido olhar…

Coronavírus

PORTO VELHO – Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveram um teste sorológico para covid-19 que custa cerca de 20 vezes menos que os testes rápidos disponíveis em farmácias do Brasil. A metodologia, chamada de S-UFRJ, é resultado de uma parceria entre o Instituto de Biofísica e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe).  

O teste sorológico da UFRJ consegue captar anticorpos IgG (de longa duração) produzidos pelo corpo humano com precisão que chega a 100% após 20 dias do início dos sintomas. De acordo com os resultados, o método também é capaz de identificar anticorpos dez dias após os sintomas terem começado, mas a precisão cai para 90%. A redução de custos se deve principalmente ao fato de que, apesar de ser do tipo Elisa (ensaio de imunoabsorção enzimática), o teste pode ser realizado com uma gota de sangue retirada da ponta do dedo.

MOTIVO

O objetivo da pesquisa é que o teste sorológico seja mais acessível e também chegue a regiões com menor estrutura laboratorial.

DESBUROCRATIZAÇÃO

Direcionado a fiscais municipais e estaduais, Agentes de Desenvolvimento, Atendentes das Salas do Empreendedor e Contadores, será dia 17, às 15h, a palestra virtual “Simplifica Rondônia”, sobre a desburocratização no momento da formalização de empresas, com foco na Resolução nº 59/2020 do Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSM), que dispensa alvará para o Microempreendedor Individual (MEI), uma realização do Sebrae/RO em parceria com a Junta Comercial de Rondônia (Jucer), e será apresentado pelo palestrante Fábio de Medeiros, analista do Ministério da Economia, da área de Serviços do MEI na pasta.

ONDE ASSISTIR

O “Simplifica Rondônia” será transmitido no canal do YouTube oficial do Sebrae em Rondônia.

LOTOFÁCIL DA INDEPENDÊNCIA

Até dia 12, próximo sábado, quem quiser pode participar do sorteio 2.030 da Lotofácil da Independência, com apossas até 18 horas e premiação estimada em 120 milhões de reais para quem acertar os 15 números ou, se não houver acertador, ganharão quem acertar 14 números, e assim sucessivamente, conforme informação da Caixa Econômica.

INVESTIMENTO

Caso haja ganhador único, e que aplique o prêmio na Poupança da CAIXA, terá renda de R$ 156 mil mensais.

PROGREDIR

O programa Progredir, do  Ministério da Cidadania, reúne um conjunto de ações do Governo Federal para promover a autonomia, por meio da geração de emprego e renda, das famílias inscritas no Cadastro Único e beneficiárias do Programa Bolsa Família. O plano reúne qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e encaminhamento ao mercado de trabalho, a fim de contribuir para fortalecer as capacidades individuais e gerar independência socioeconômica, cruzando os interesses das empresas privadas com as necessidades dos cidadãos que desejam voltar ao mercado de trabalho.

INSCRIÇÕES

Os interessados deverão se inscrever na página do Programa Progredir, https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acoes-e-programas/progredir

Com informações da AgênciaBrasil

Por: JL Albuquerque

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA