O DIA NA HISTÓRIA – Dia do Aeroviário

PORTO VELHO – 22.6 – BOM DIA! RONDÔNIA: Criados, por leis estaduais, os municípios de Nova União, São Felipe do Oeste, Cujubim, Primavera de Rondônia, Alto Alegre dos Parecis, Teixeirópolis, Vale do Anari e Parecis. COMEMORA-SE: Dia do Aeroviário. Dia do Orquidófilo, homenagem ao   que se dedica ao cultivo das orquídeas. Dia Mundial do Fusca. Católicos lembram São João Fisher. São Tomás More. São Paulino. São Inocêncio e São Flávio Clemente.

FOTO DO DIA: “Queridinho do mundo”. Nem mesmo Adolf Hitler, o megalomaníaco ditador nazista que fomentou a II Guerra Mundial, imaginaria que seu pedido a Ferdinand Porsche se transformasse no carro chamado durante muito tempo de “queridinho do mundo”, e uma pesquisa feita no Brasil o colocasse como “o carro preferido de 82,8% no país”. Em 1959 o presidente Juscelino Kubistchek inaugurou a primeira fábrica do carro que também era fabricado até poucos anos em dezenas de países. Conhecido por vários apelidos o “carro do povo”, oficialmente “Volkswagen”, é chamado “carocha” em Portugal e “fusca” no Brasil, onde tem até seu dia nacional, hoje, 22 de junho.

FATOS: 1633 — A Congregação para a Doutrina da Fé em Roma força Galileu Galilei a renegar a sua ideia de que o Sol, e não a Terra, é o centro do universo. 1874 — Inaugurado o telégrafo submarino ligando o Brasil (Rio de Janeiro) à Europa. 1898 — Nasce Erich Maria Remarque, escritor alemão, autor do clássico “Nada de Novo no Front”. 1941 — Segunda Guerra Mundial: Hitler manda invadir a União Soviética na Operação Barbarossa. 2000 – A Nasa encontra sinais de água em Marte pela primeira vez.

Por: Lúcio Albuquerque

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA