O DIA NA HISTÓRIA – Dia Internacional da Criança Africana

PORTO VELHO – 16.6 – BOM DIA! (Ontem: Por engano foi inserida a data de fundação do jornal Alto Madeira que aconteceu dia 15 de abril. Errare humanum est. RONDÔNIA: 1972 – Portaria 1443 do INCRA cria o Projeto Integrado de Colonização Gy-Paraná, com sede em Pimenta Bueno. 1981 – Criação dos municípios de Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Espigão d´Oeste, Colorado do Oeste e Costa Marques – agora o Território de Rondônia já conta 12 municípios. COMEMORA-SE: Inauguração do Estádio Maracanã. Dia Internacional da Criança Africana. Dia Mundial da Tartaruga Marinha. Católicos lembram São Ciríaco, Santa Julita, São Francisco Regis.

FOTO DO DIA: Waldir Pereira, que o mundo conheceu por Didi, criador da “folha seca” –  forma de cobrança de falta que ganha “efeito”, autor do primeiro gol marcado no amistoso Rio x São Paulo, na inauguração do estádio Jornalista Mário Filho, o “Maracanã”. Na eliminatória da Copa de 1958, no Maracanã, fez o gol do Brasil (1×0 Peru, foto), com a batida na bola que ele apresentou ao mundo e que lhe rendeu a alcunha de Didi Folha Seca. Jogou as Copas de 1954, 58 (escolhido o melhor jogador da competição) e 62, bicampeão nas duas últimas.

FATOS:   1846 — Conclave elege o Papa Pio IX, iniciando o pontificado mais longo da história do papado: 32 anos. 1963 — Pilotando a Vostok 6 a cosmonauta soviética Valentina Tereshkova torna-se a primeira mulher no espaço. 1963 – Morre o compositor brasileiro Lamartine Babo, autor de sucessos como a valsa “Eu Sonhei Que Tu estavas Tão Linda” e em 1932 da marchinha “Teu Cabelo Não Nega” (hoje ele seria execrado pelos “politicamente corretos”). 1976 — Levante de Soweto: uma marcha pacífica de 15.000 estudantes na África do Sul, contra o apartheid é barrada pela polícia a tiros.

Por Lúcio Albuquerque

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA