Comissão de Saúde entrega Medalha do Mérito Legislativo ao médico José Rosa

Comissão de Saúde entrega Medalha do Mérito Legislativo ao médico José Rosa

Empresa Ecoforte também apresentou sistema de construção com painéis monolíticos de EPS

 

A Comissão de Saúde Previdência e Assistência Social (CSPAS), da Assembleia Legislativa, se reuniu na manhã desta terça-feira (26), no plenarinho 01, sob a presidência do deputado Dr. Neidson (PMN) e com as presenças dos deputados José Lebrão (MDB) e Chiquinho da Emater (PSB).

A Comissão fez a entrega da Medalha do Mérito Legislativo ao médico José Carvalho Rosa, referência em cirurgia vascular em Rondônia. A honraria concedida é uma iniciativa do deputado Dr. Neidson, através do Projeto de Decreto Legislativo 85/19, aprovado em plenário.

O deputado Chiquinho da Emater parabenizou ao deputado Neidson por ter proposto essa homenagem ao médico José Rosa. “Um profissional que tem um trabalho reconhecido por toda a sociedade”, completou.

O homenageado declarou que “muito obrigado a todos pela homenagem, obrigado a Rondônia pela acolhida até aqui. Agradeço a todos que nos ajudaram e agradeço à Casa pelo reconhecimento. Meu muito obrigado”.

O médico se destaca pela realização de procedimentos de escleroterapia por espuma, desde o ano de 2015, na rede pública de saúde em Rondônia. Com esse modelo, o custo de tratamento de pacientes foi reduzido, além de ter diminuído a saída para Tratamento Fora do Domicílio.

 

Relatoria 

Dr. Neidson avocou a relatoria ao projeto 311/19, de iniciativa do Executivo, que altera, acrescenta e revoga dispositivos da Lei nº 4.535, de 17 de julho de 2019, que trata do Fundo Estadual para Financiar a Construção do Hospital de Urgência e Emergência de Porto Velho (FUNHEURO).

 

Ecoforte

Representantes da empresa Ecoforte apresentaram aos deputados o modelo de construção com a utilização de paredes em painéis monolíticos de EPS (isopor), produto dentro de um conceito da sustentabilidade ecológica, 100% reciclável, com redução de umidade, aumento de conforto térmico e acústico dos ambientes, entre outros benefícios.

De acordo com a empresa, o sistema modulado é feito sob medida, com diversas espessuras, conforme o projeto arquitetônico, podendo receber todos os tipos de revestimentos.

Ainda segundo a empresa, 1000 m² quadrados, no sistema de painéis, podem ser executados em três dias. No modelo convencional de alvenaria, por exemplo, a média é de dez dias.

Entre os benefícios na obra, estão a redução no valor do custo por m², redução de resíduos na obra, redução no tempo da obra, redução de materiais para caixaria, ferragem e concreto, além de redução no consumo de energia, com a eficiência térmica.

Durante a apresentação, os deputados questionaram se qualquer tipo de construção pode ser feito com o sistema de painéis, como escolas, hospitais, unidades de saúde e outros edifícios, com a empresa assegurando ser possível sim fazer essas e outras estruturas.

Ao final, foi aprovado que representantes do Governo possam ser convidados, para a próxima reunião, quando serão apresentados ao novo sistema de construção, como sugestão para a construção inclusive do novo Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia (Heuro).

Texto: Eranildo Costa Luna-Decom-ALE/RO

Fotos: Evaristo-ALE/RO

Adicionar Comentário
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA