Deputado Chiquinho da EMATER lidera homenagem pelos 50 anos de fundação da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais

 

Nesta quinta-feira (05), aconteceu no Plenário das Deliberações da Assembléia Legislativa de Rondônia, Sessão Solene de autoria do deputado estadual Chiquinho da Emater (PSB), em homenagem aos 50 anos de fundação da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), atendido pela casa de leis do Estado.

De acordo com o deputado o Serviço Geológico do Brasil – CPRM teve inicio em 1970 em Porto Velho com execução de atividades de pesquisas de geologia e recursos minerais, de gestão territorial, recursos hídricos superficiais e subterrâneos com atuação nos Estados de Rondônia e Acre.

Em seu discurso o deputado Chiquinho destacou que a entidade contribui para melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável nacional, transpondo com excelência o conhecimento geocientífico sendo uma empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia que desenvolveu o Estado de Rondônia na área de mineração.

“A singularidade da CPRM é de reconhecimento da sociedade e a sua atuação no cotidiano contribui com desenvolvimento incentivando cada vez mais a pesquisa mineral e a aceleração dos levantamentos geológicos”, pontuou Chiquinho da EMATER.

A solenidade contou com a exibição de um vídeo institucional da companhia com uma apresentação objetiva sobre atuação da CPRM, especialmente sobre o trabalho e o incentivo da pesquisa, pontuando toda a diferença na vida do cidadão.

Em seguida o parlamentar explanou ações relevantes da CPRM para a consolidação do estado de Rondônia, como por exemplo:

  • Estudos para construção de pontes ao longo da BR-364 (Porto Velho/Cuiabá), da BR-425 (Porto Velho/Guajará-Mirim) e de várias rodovias estaduais;
  • Estudos para implantação do Porto Fluvial de Porto Velho;
  • Estudos para implantação da primeira e única usina de calcário, usada como corretivo de solo, fundamental para a produção agrícola no estado de Rondônia;
  • Estudos geológicos, geotécnicos e hidrológicos para a implantação das usinas hidrelétricas no Rio Madeira (Jirau e Santo Antônio) e de algumas pequenas centrais hidrelétricas – PCH’s.
  • Estudos de sondagem para instalação do Tronco da Embratel no trecho Porto Velho/Manaus.
  • Construção de poços tubulares profundos para abastecimento urbano e alguns projetos particulares.
  • Outros estudos geotécnicos para edificações públicas e privadas.

 

Chiquinho da EMATER também destacou que a empresa exerceu papel fundamental na instalação do aterro sanitário, respectivo à destinação final dos recursos sólidos urbanos em Pimenta Bueno, Ariquemes, Porto Velho e Rio Branco, além de cuidar das fontes de águas minerais. Outro ponto abordado foi à atuação na identificação dos riscos gerados por desastres naturais, cerceando a Defesa Civil com documentos importantes para a prevenção de acidentes. O deputado mencionou que através da descoberta do ouro no rio Madeira, CPRM apresentou apoio ao aproveitamento econômico do minério em Rondônia, gerando emprego e renda contribuindo com o crescimento da economia regional.

“Agradeço a CPRM pelo grande trabalho realizado em Rondônia. A empresa possui qualidade e capacidade para atrair novos investidores na área do mapeamento mineral, o que certamente poderá gerar novas oportunidades de trabalho a nossa população”, enfatizou Chiquinho da EMATER.

Homenagens e participantes

No fechamento o deputado Chiquinho da Emater fez a entrega das placas de homenagens pelos 50 anos da CPRM em Rondônia e por todo trabalho realizado no Estado, referenciando os senhores José Leonardo Silva Andreotti, diretor da CPRM do Brasil e Amilcar Adamy, chefe de Residência em Porto Velho, que estabeleceram diretrizes com competência fomentando o crescimento da região. Todos manifestaram imensa gratidão a casa de leis pelo reconhecimento e parabenizaram e homenagearam o deputado pela iniciativa.

Também estiveram na solenidade representando a Companhia de Mineração de Rondônia (CMR), Anibal de Jesus, o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) Erasmo Sá, o vice-reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Professor Marcelo Vergotti, o Superintende da FIERO Gilberto Baptista, a deputada Cássia Muleta (PODE), o presidente Laerte Gomes (PSDB), além de servidores e personalidades que também receberam homenagens pela trajetória dos 50 anos, no quais contribuíram significativamente para o engrandecimento da CPRM.

Redação Site Acontece RO

 

 

 

Fotos: Decom-ALE/RO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA