Chiquinho da Emater sugere que Poder Executivo crie um programa de governo para o cacau em Rondônia

Coronavírus

Em Comissão presidida pelo deputado Cirone Deiró (Podemos) com a participação dos membros, Adelino Follador (DEM), Lazinho da Fetagro (PT) o parlamentar do (PSB) indicou a necessidade de apoio ao setor.

 

O deputado Chiquinho da Emater participou na manhã desta quarta-feira (29), da Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembléia Legislativa, no qual é membro para sugerir junto ao Poder Executivo a criação de um programa de governo voltado para o cacau, onde também esteve reunido com os demais parlamentares da mesa para deliberar sobre matérias e ouvir o Superintendente da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), visando melhorias tecnológicas para o setor, em Rondônia.

Em conversa com Cacildo Viana da Silva, superintendente da Ceplac, Chiquinho ouviu juntamente com os membros da Comissão as necessidades da Ceplac , onde Viana disse que a cacaicultura no Estado vinha sofrendo com a baixa produção, devido a doença conhecida como “vassoura de bruxa e após sua primeira visita ao estado da Bahia foi possível trazer novas genéticas e tecnologias para aplicar nas lavouras, fazendo com que a produção evoluísse nesta área.

O deputado Chiquinho da Emater também se atentou as explanações do superintendente, no tocante a preocupação com a paralisação da Ceplac e da Emater por falta de mão de obra nestas instituições, onde a primeira há 35 anos não contrata profissionais específicos para área do cacau, e que teme baixas, caso a situação permaneça. Outra  observação foi que Rondônia possui aproximadamente 12.700 mil hectares, sendo considerado um estado muito avançado na cultura cacaueira e que não perde competitividade nem para a Bahia que possui tradição no setor, onde o estado do Norte leva vantagem por possuir duas horas a mais de sol o que torna a sua produção maior, chegando a mais de 5 mil quilos por ano.

“Precisamos de um fortalecimento para o setor. Os produtores precisam do nosso apoio e das ações desses órgãos competentes para fortalecer a produção de cacau no Estado e, estou de acordo com Viana, juntamente com os deputados para buscar alternativas para desenvolver ainda mais está área. Queremos fazer parte da reunião marcada que acontecerá em junho, acompanhando o superintendente Cacildo na busca de novas tecnologias a serem aplicadas na cacaicultura, bem como a produção de mudas, e conhecer in loco a forma correta do desenvolvimento dessas mudas, especialmente aquela direta com o produtor que precisa deste contato”, enfatizou o deputado Chiquinho da Emater

Ao final o parlamentar que esteve ao lado do deputado Cirone Deiró, acompanhou o pedido do presidente da Comissão para que a Emater apresente a Comissão da Casa de Leis, o plano de ação da entidade apontando as parcerias, os convênios, quantos profissionais ela disponibiliza atualmente, como é a assistência dada aos produtores, dentre outras informações. Será feito um convite para que os diretores prestem esses esclarecimentos junto a Comissão.

 

Allan Poleto

Redação Site Acontece RO

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA