Ezequiel Neiva destaca a importância da escola na formação do cidadão

No Dia da Escola, deputado lembra que foi com a educação que alcançou seus objetivos

Nesta sexta-feira (15) é comemorado o Dia da Escola, e para celebrar a data, o deputado estadual Ezequiel Neiva (PTB) destaca a importância do estabelecimento escolar na formação do cidadão. Filho de pequenos produtores rurais, desde cedo Ezequiel Neiva precisou trabalhar no campo para ajudar no sustento da família.

Neiva relata que ainda na adolescência, percebeu que apenas frequentando a escola e, acima de tudo, se dedicando e respeitando os professores, poderia alcançar seus objetivos. “Meus pais souberam me educar, mas é na escola que buscamos os ensinamentos”, afirmou.

Sobre educação e ensinamentos, o deputado cita o coach profissional Robson Profeta, o qual explica a diferença entre ensino e educação: “Ensino é a maneira pela qual o conhecimento é transmitido, é como conseguimos melhorar nosso intelecto e enriquecer nossa cultura e clareza sobre as coisas da vida. Educação refere-se aos valores humanos e sociais”.

E o compromisso com a escola rendeu bons frutos a Ezequiel Neiva. Aos 21 anos, foi aprovado no Concurso da Polícia Militar de Rondônia. Logo depois, foi aprovado no Curso de Formação para Sargento da PM. Após 20 anos dedicados à segurança pública, Neiva se elegeu deputado estadual. Depois ocupou cargo de subchefe da Casa Civil e diretor-geral do DER, ambos no Governo Confúcio Moura. Em 2018 novamente foi eleito deputado estadual.

O deputado afirma que a escola fez parte de todas as suas conquistas. “Nada disso seria possível sem que a escola estivesse presente na minha vida. Por isso, esta data é muito importante”, acrescenta o parlamentar que estudou o primário, o ginásio e o segundo grau nas escolas Tancredo Neves, Floriano Peixoto e Castro Alves, todas em Cerejeiras.

O professor de matemática Osni Dutra, até hoje morador de Cerejeiras, conta um pouco da história do estudante Ezequiel Neiva, datada em meados da década de 80. Ele diz que Ezequiel era muito dedicado, tanto é que alcançou o que queria.

“Era um menino muito educado, respeitava os professores e era preocupado com o aprendizado”, recorda Osni Dutra. Para o professor, Neiva tinha futuro promissor porque se mostrava diferenciado. “O garoto se mostrava líder nato’, destacou.

Foto: Assessoria

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA