Prefeita Mirim de Vilhena é eleita por estudantes em votação acirrada

A tradicional escolha simbólica do prefeito mirim, desativada há vários anos, voltou a ser realizada nesta semana em Vilhena. Eleita com 27,2% dos votos em uma disputa acirrada, a jovem Gabriela Vargas, de 10 anos, conquistou seu eleitorado com propostas de melhorias na Educação, na Segurança, preservação do Meio Ambiente, lazer e Esporte.
Os quatro candidatos mirins tiveram oportunidade de dizer em cinco minutos os motivos porque desejavam ser eleitos. A aluna Gabriela, representando a Associação Vilhenense de Vôlei (AVV), foi eleita com 21 dos 77 votos, para um mandato de dois anos. Os demais candidatos chegaram perto, mas não foi a vez deles (veja tabela abaixo).
“Em casa, enquanto ela preparava o discurso, ela se preocupava em falar de forma que as outras crianças fossem entender, com linguagem simples. Ela é bastante participativa, possui um espírito de liderança e desde cedo se envolve em ações sociais”, relatou a mãe orgulhosa, Ivanilda Vargas.
O vice-prefeito eleito, Tallisson Silvério da Silva, de 10 anos, aluno do 5º ano na escola municipal Hermógenes Nogueira, também apresentou diversas propostas. “Vou priorizar a políticas voltadas para a educação, especificamente transporte escolar”, garantiu.
Realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a eleição aconteceu no Centro de Referência Especializado em Crianças e Adolescentes (CRECA), com apoio da Secretaria Municipal de Educação.
A eleição também contou com candidatos da escola municipal Cristo Rei, e entidades como a Associação de Basquete de Vilhena (Asbavi) e Associação de Voleibol de Vilhena (AVV).
E AGORA? – O mandato de prefeito mirim permite que o jovem participe de eventos públicos, compondo a mesa de autoridades, além de escolher secretários de educação, esporte e lazer, planejamento e saúde. A posse de todos deverá ser realizada no dia 24 de setembro, às 9h, no auditório da Prefeitura, com a presença do prefeito Eduardo Japonês, o presidente da Câmara de Vereadores, Adilson de Oliveira e demais autoridades.
Com o apoio do prefeito, o CMDCA promoverá visitas dos gestores mirins aos gabinetes de políticos municipais e estaduais. De acordo com o presidente do Conselho, Genivaldo dos Santos, o projeto “Prefeito Mirim” é uma iniciativa que visa resgatar a cidadania em cada participante, procura caminhos que contribua com a diminuição dos índices de violência e criminalidade que envolvam menores na cidade.
Resultado geral da eleição mirim
1º lugar – Gabriela Vargas, 21 votos (27,2%)
2º lugar – Tallisson Silvério, 20 votos (25,9%)
3º lugar – Guilherme Horta, 19 votos (24,6%)
4º lugar – Carine de Almeida, 17 votos (22%)
Semcom
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA