Obras são desbloqueadas e recursos conquistados para escolas de Vilhena em Fórum Nacional da Educação

Liberação de obras e recursos para a Educação em Vilhena foram conseguidas em evento nacional realizado em Recife, no Pernambuco, onde o secretário de Educação e professor Clésio Costa se reuniu com o ministro da Educação e diretores do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

 

O secretário participou na semana passada do 7º Fórum Nacional Extraordinário da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) entre os dias 14 e 17 de agosto, que mobilizou mais de 1,5 mil dirigentes, técnicos de secretarias e educadores de todo o país para discutir assuntos estratégicos da Educação: de financiamento à adoção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de assuntos relacionados à formação de professores, processos de aprendizagem e ensino.

 

“Durante o próprio vôo para lá fui fazendo contato com secretários de outras regiões e compartilhamos experiências, inclusive com o Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, e o Diretor de Gestão e Articulação de Projetos Educacionais do FNDE, Rodrigo Pimenta. Fiquei muito feliz em abrir esse canal de comunicação importante para Vilhena”, garantiu.

 

O Ministro da Educação garantiu que se esforçará em dar autonomia aos municípios. “Cada vez mais devemos fortalecer os municípios. Temos trabalhado muito para isso. Estamos em um evento que promove um debate saudável e o Brasil precisa discutir o desequilíbrio que existe no financiamento para os municípios, especialmente na Educação”, afirmou Rossieli.

 

LIBERAÇÃO DE OBRAS – Atualmente secretaria de Educação tem cinco obras bloqueadas, três por conta de embargo feito pelo Tribunal de Contas da União e outras duas por conta de manutenção do Sistema. Através do contato e conversa com o diretor do FNDE, foi sinalizada a liberação dessas obras, que juntas estão avaliadas em R$ 3 milhões. As duas que não estão paralisadas pelo TCU, têm liberação prevista já para as próximas semanas.

 

LIBERAÇÃO DE RECURSOS – “Há um recurso, pendente desde março para liberação, que também coloquei em pauta durante minha reunião com o Diretor de Gestão do FNDE, Rodrigo Pimenta. A conversa foi produtiva e ele me garantiu que até o final do mês já poderemos conseguir contar com esses repasses”, revelou Clésio.

 

O secretário explicou que se apresentou ao ministro da Educação para discutir aumento do aporte do Ministério em algumas obras em andamento na cidade. Uma reunião deve ser agendada em breve, tendo em vista a receptividade de Rossieli ao assunto.

 

O EVENTO – O Fórum foi voltado às soluções, financiamento, recursos, gestão de pessoas, programas. “O evento reafirmou a esperança de que há interesse da classe política em investir na educação para melhorarmos nosso futuro. Nisso eu realmente acredito, e me senti revigorado na missão de fazer o mesmo em Vilhen. Estou confiante, foi uma injeção de ânimo”, finalizou o secretário de Educação.

 

Semcom

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA